Entenda alguns sinais que mostram se sua fossa precisa de limpeza
Limpar a fossa preventivamente pode parecer uma ação desnecessária, mas só quem já se deparou com um entupimento de esgoto na sua casa ou empresa é que sabe quanto isso pode representar um grande incômodo. Mas por incrível que pareça, muitos gestores e proprietários negligenciam totalmente esse tipo de manutenção e só solicitam a limpeza da fossa quando a mesma já se encontra esgotada e causando transtornos no local.
Embora uma fossa entupida realmente demore muito tempo para chegar nesse estágio de obstrução, ninguém quer resíduos de esgoto transbordando e se espalhando pelo quintal não é mesmo? Então definitivamente a limpeza preventiva ainda é a melhor saída, tanto para residências quanto para condomínios e empresas. Niterói / RJ se destaca no ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil e manter sua fossa limpa pode contribuir para a manutenção desse indicador positivo da cidade.
Mas como saber quando devemos mandar limpar a fossa? É sobre isso que vamos tratar aqui nessa publicação.
Conheça alguns sinais que indicam a necessidade de mandar limpar a fossa
1. Ralos com escoamento mais lento
Um dos sinais que sua fossa pode estar parcialmente entupida ou com um entupimento total é quando a água começa a fluir lentamente nos ralos e no vaso sanitário. Isso ocorre porque a fossa esgotada possui menor capacidade de receber as águas residuais do imóvel, então há um excesso de água na tubulação.
Com a obstrução da fossa, essa água demora mais para passar pelos canos, o que acaba impactando na velocidade de escoamento da pia da cozinha, no tanque, no lavatório do banheiro, no ralo do chuveiro e na privada.
2. Mau cheiro dentro e ao redor do imóvel
Uma fossa esgotada terá seus limites para resíduos sólidos ultrapassados e o mau cheiro desses dejetos poderão subir pela tubulação, avançando para os ambientes através dos ralos.
Se você perceber que um mau cheiro está incomodando você ou as pessoas que utilizam o imóvel, isso pode ser um indício de fossa cheia. Além do mau cheiro causar o incômodo aromático, esses gases podem ser tóxicos já que são formados pela decomposição dos resíduos.
O gás metano por exemplo, é um dos gases formados em uma fossa e pode ser tóxico ao homem. Seus sintomas dependem da concentração inalada e da duração da exposição, podendo causar desde vertigem e sonolência, asfixia, parada cardíaca, danos no sistema nervoso e outros danos à saúde.
3. Infiltrações e vazamentos
Quando a fossa está sobrecarregada, seus resíduos podem vazar através da sua tampa e acabar causando infiltrações no piso ao redor do compartimento. Esses vazamentos podem ser apenas de água mas também pode vazar algum resíduo sólido, provocando mau cheiro, mofo, aparecimento de insetos e outras pragas além de danificar edificações.
Outro sinal evidente de fossa cheia é quando esse compartimento se encontra em um jardim gramado. Nesse caso, a grama ao redor da fossa poderá estar mais verdinha e crescer mais rapidamente do que o restante do jardim, mostrando que ali a terra encontra-se mais “adubada”, porém o mau cheiro e o lodo no local serão preocupantes.
Todos esses sinais podem ser evidências de que você precisa mandar limpar sua fossa de forma emergencial, mas o ideal sempre é a manutenção preventiva, evitando dores de cabeça.
Considerações finais
Esperamos que você aproveite essas dicas para ter certeza se sua fossa precisa ser limpa, e também entenda a importância de solicitar a limpeza da fossa sempre preventivamente.
A Pague Menos Niterói é uma empresa de serviços como desentupidora, limpa fossa entre outros. Para conhecer mais sobre nossos serviços, navegue por nosso site ou solicite um orçamento agora mesmo.
Pingback: Desentupimento de esgoto em Niterói: como resolver? - Pague Menos Niterói